quarta-feira, 16 de junho de 2010

O não-alinhamento da Conferência de Bandung

Em 1955, a Conferência de Bandung, na Indonédia, discutiu os principais problemas que surgiram diante da Independência dos países africanos, bem como da formação do então chamado "Terceiro Mundo". Foi diante dessa conjuntura que surgiu a questão do não-alinhamento automático. Esse representava, diante dos moldes da Guerra Fria, que os 29 países que se reuniram nessa conferência não iriam alinhar-se automaticamente a nenhum dos blocos antagônicos da contenda ideológica da Guerra Fria. Eles declararam-se a favor do anticolonialismo, do combate contra o racismo e contra o imperialismo.



Essa conferência teve grande representatividade histórica, porque colocou em pauta o debate Norte-Sul, ao invés do debate Leste- Oeste, ou seja, queriam tratar das nuances entre os ricos países industrializados e os países pobres, exportatores de produtos primários.

Durante a reunião foram delineados os principais objetivos que serão seguidos pelos países do " Terceiro Mundo"

  • Ativar a cooperação e aboa vontade entre as nações afro-asiáticas e promover seus mútuos interesses;
  • Estudar os problemas econômicos, sociais e culturais dos países participantes da conferência;
  • Discutir a política de discriminação racial, o colonialismo e outros problemas que afetam a soberania nacional e auto-determinação dos povos;
  • Definir a contribuição dos países afro-asiáticos na promoção da paz mundial e da cooperação internacional.



Segundo Layer, " A Conferência de Bandung, em abril de 1955, representou a reunião internacional sem precentes, pois pela primeira vez na história moderna um grupo de antigas nações coloniais, outrora sob jugo europeu, reunia-se para discutir a princípio seus mútuos interesses e, depois, seus pontos de contrastes. As super potências do pós-guerra, Estados Unidos e União Soviética, foram ignoradas. Nenhuma das nações da Europa ou da América esteve presente, nem sequer as nações latino-americanas, sobre as quais os Estados Unidos vinham mantendo controle político e econômico praticamente total" (LAYER, I. A Conferência de Bandung. In: Século XX, p. 2364.)

A Conferência de Bandung inaugurou um bloco multinacional, o bloco do Terceiro Mundo, que objetivava, antes de tudo, superar o subdesenvolvimento produzido pela herança colonialista.


Referências Bibliográficas

http://www.diario-universal.com/2007/04/aconteceu/conferencia-de-bandung/
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/cenasdoseculo/internacionais/conferenciadebandung.htm
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/historia/guerrafria/guerra10/terceiromundo-africa.htm
http://historianovest.blogspot.com/2010/03/conferencia-de-bandung.html

Um comentário:

  1. Também sou estudante de Relações Internacionais e estou em duvida sobre a data exacta da conferencia de Bandung e os 5 objectivos debatidos.

    ResponderExcluir